quarta-feira, 10 de junho de 2009

9ª Feira Cultural LGBT leva ações sociais ao Vale do Anhangabaú


Atividade terá espaço para que diversas iniciativas divulguem seus trabalhos

O público da 9ª Feira Cultural LGBT, atividade que antecede a Parada do Orgulho, terá acesso a muita informação de responsabilidade social. Entidades de cunho social estarão presentes divulgando seus trabalhos e distribuindo materiais gratuitamente. A Feira ocorre em 11 de junho (feriado de Corpus Christi), das 10h às 22h, no Vale do Anhangabaú, e faz parte do calendário oficial do 13º Mês do Orgulho LGBT de São Paulo.

Além de shows musicais, intervenções artísticas, exposições, performances e oficinas, quem estiver na 9ª edição da Feira Cultural LGBT poderá conhecer o trabalho de muita gente que luta por um mundo melhor. Cerca de 40 organizações não-governamentais (ONGs), movimentos classistas, entidades beneficentes e instituições religiosas dos mais diversos segmentos oferecerão ao público a oportunidade de conhecer alternativas viáveis em resposta aos nossos problemas sociais.

Os participantes da Feira ainda poderão contribuir para a continuidade desses trabalhos, pois muitas das entidades comercializarão produtos de fabricação própria, artesanal ou seminovos, a fim de angariar fundos.

Entidades compromissadas com a diversidade, interessadas em integrar o quadro de ação social da 9ª Feira Cultural LGBT, podem entrar em contato com a APOGLBT (Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo) pelo e-mail feira2009@paradasp.org.br ou pelo telefone (11) 3362-8266, até o dia 29 de maio.

Saiba quais são algumas das organizações participantes da 9ª Feira Cultural LGBT e um pouco sobre suas áreas de atuação (para mais informações sobre o 13º Mês do Orgulho LGBT de São Paulo, acesse www.paradasp.org.br):

• ABCD'S (Ação Brotar pela Cidadania e Diversidade Sexual)
Atuante no Grande ABC Paulista, acolhe vítimas de homofobia, presta aconselhamento jurídico e psicológico, promove a diversidade sexual na região e realiza a Parada do Orgulho LGBT de Santo André.
www.paradaabcsp.org.br

• ACA (Associação Correndo Atrás)
Com foco em travestis, realiza campanhas de prevenção às DST/Aids, de cidadania e educação sobre direitos, realizando blitz na região central de São Paulo.

• AAGLS (Alcoólicos Anôninos GLS)
Irmandade anônima específica para a comunidade de gays e lésbicas, que busca a recuperação mútua entre pessoas que têm, convivem ou acreditam ter dependência ao álcool.

• Acalanto
Promove a dignidade de crianças carentes através da educação. Em sua sede, localizada na cidade de Socorro, no interior do estado de São Paulo, são oferecidas gratuitamente aulas de informática, artes marciais, artesanato e de reforço escolar, além de assistência médica, alimentação e a prática de esportes.
www.ongacalanto.com.br

• Ação Cidadania
Idealizada por Herbert de Souza, o Betinho, visa a geração de trabalho e renda, a reforma agrária e urbana e o combate à fome e à miséria, sensibilizando e mobilizando a sociedade, respeitando a diversidade e estabelecendo parcerias compromissadas com a construção de políticas de direitos.
www.acaodacidadania.org.br

• APROFE (Associação Pró-Falcêmicos)
Divulga informações acerca da anemia falciforme, promove a sociabilidade do paciente e de seus familiares, visando à melhoria da qualidade de vida dos falcêmicos. Através de aconselhamento genético, realiza campanhas de prevenção ao Traço Falciforme.
www.aprofe.hpg.ig.com.br


• Associação Pró-Hope de Apoio a Criança com Câncer
Instituição filantrópica que presta apoio psicossocial, existencial e assistencial a crianças e adolescentes portadores de câncer. Atualmente, é uma das mais completas instituições de apoio ao tratamento do câncer infantil no país e atende cerca de 2,5 mil pessoas ao ano.
www.hope.org.br

• Casa de Apoio Brenda Lee
Desde 1984, abriga adultos, principalmente travestis, portadores do vírus HIV ou vítimas de violência, oferecendo assistência, moradia e reabilitação social. Conquistou respeito internacional por sua postura e dedicação, garantindo 100% da recuperação de seus moradores, na maioria dos casos.
www.brendalee.org.br

• Comunidade Cristã Nova Esperança
Igreja evangélica pentecostal inclusiva, presente em diversas cidades, tem como missão levar o evangelho cristão a todas as pessoas, sem qualquer tipo de distinção. Pregam e santificam uniões estáveis hetero e homoafetivas.
www.ccne.org.br

• Consea-SP (Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável)
Órgão consultivo e de assessoramento imediato ao Governo do Estado, tem o objetivo garantir o direito ao alimento e à nutrição para a população de São Paulo, priorizando a qualidade dos alimentos e a qualidade de vida.
www.consea.sp.gov.br

• Fase
Fundada em 1961, responsável pela educação de milhares de ativistas e lideranças sociais. Foi pioneira na organização de movimentos populares importantes que levaram à criação da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Promove atividades de assistência, sobretudo nas questões étnicas e sócio-ambientais.
www.fase.org.br

• Fórum de ONG/Aids do Estado de São Paulo
Iniciativa pioneira e bem sucedida de controle social em HIV/Aids, tem sido reproduzida em diversos Estados. Conta com 98 ONGs associadas e seus reconhecimento vai além da luta contra a Aids, pois sua participação é ativa junto a vários movimentos sociais.
www.forumaidssp.org.br

• GAPA (Grupo de Apoio à Prevenção à Aids)
Sua missão é a defesa dos Direitos Humanos e integração de soropositivos na sociedade, combatendo a discriminação, oferecendo apoio e informação aos portadores de HIV/Aids e seus familiares e lutando por políticas públicas de saúde.
www.gapabrsp.cjb.net

• GPH (Associação Brasileira de Pais e Mães de Homossexuais)
Primeira ONG brasileira do gênero, oferece ambiente seguro e acolhedor a pais e mães, para que possam trocar informações e experiências sobre seus filhos homossexuais, esclarecendo famílias quanto à orientação sexual, elevando a auto-estima, diminuindo a homofobia internalizada e, se for o caso, solidarizando-se durante o processo de aceitação.
www.gph.org.br

• Grêmio Recreativo e Cultural Escola de Samba Arco-Íris
Trabalha pela defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico nas suas diversas formas de manifestação, especialmente as ligadas à cultura do carnaval. Desenvolve atividades sócio-culturais destinadas à comunidade LGBT e projetos de combate à violência homofóbica.
www.gremioarcoiris.com


• Grupo CORSA (Cidadania, Orgulho, Respeito, Solidariedade, Amor)
É responsável por projetos de prevenção às DST/Aids junto à população homossexual masculina, de formação docente continuada para a diversidade sexual nas escolas e mantém atividades regulares de socialização.
www.corsa.wikidot.com

• Igreja Cristã Evangelho Para Todos
Surgiu como alternativa às doutrinas que pregam a exclusão e condenação da homossexualidade, oferecendo apoio e orientação para diversas pessoas em conflitos emocionais e sociais.
www.igrejaparatodos.com.br

• Igreja da Comunidade Metropolitana de São Paulo
Fundada nos EUA em 1968, é uma igreja cristã presente em 29 paises, comprometida em fazer frente às estruturas opressoras e contra os Diretos Humanos. Prega a inclusão de LGBT e estimula o convívio religioso.
www.icmsp.org

• Inclusão Social LGBTT Brasil
Projeto de Belo Horizonte (MG) cuja finalidade é a promoção da conscientização quanto à orientação sexual e integração de todos os segmentos, inclusive o heterossexual, em um movimento global contra o preconceito e a discriminação.

• IPD (Instituto Pró-Diversidade)
Tem como objetivo preservar a diversidade social, combatendo a discriminação e reintegrando indivíduos marginalizados à sociedade. Organiza atividades culturais e de educação, assistência social e estimula o voluntariado.
www.prodiversidade.org.br

• ISH (Instituto Ser Humano)
Promove a criação de espaços onde o Ser Humano possa expressar seu pleno potencial em harmonia com o todo, a fim de criar uma forma melhor de viver, estimulando a expressão, a criatividade, a liberdade e a consciência.
www.ish.org.br

• LBL (Liga Brasileira de Lésbicas)
Articulação política de mulheres lésbicas e bissexuais pela garantia efetiva da livre orientação e expressão afetivosexual. Luta pela efetividade nas políticas públicas, reconhecendo as especificidades lésbicas e sua cidadania plena.
www.lbl.org.br

• Movimento de Mulheres em Situação de Prostituição
Tem como objetivo resgatar a cidadania e a inclusão social de mulheres profissionais do sexo e em situação de rua, através de educação e da defesa dos Direitos Humanos.

• Organização Fênix
Atuante na região de Barueri (SP), tem como foco o desenvolvimento sócio-educativo e pessoal de adolescentes e jovens em situação de risco, promovendo geração de renda e a capacitação profissional.
www.ongfenix.org.br

• Rede Paulista de Controle Social da Tuberculose
Através de processos de sensibilização, mobilização e capacitação da sociedade civil, realiza ações de orientação quanto ao problema da tuberculose, visando o controle social da doença.

• SECSP (Sindicato dos Comerciários de São Paulo)
Defende os direitos trabalhistas e a melhoria das condições de vida do trabalhador comerciário. Tem realizado pesquisas sobre a presença de afro-descendentes e portadores de necessidades especiais (PNE) nos setores comerciais, acompanhadas de campanhas de inclusão e conscientização.

• SEESP (Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo)
Entidade de classe representativa em prol da categoria dos enfermeiros. Disponibiliza assessoria jurídica, acesso a opções de lazer, educação, saúde e segurança, e promove a conscientização social e política dos profissionais.
www.seesp.com.br

• Templo de Umbanda Aldeia da Mata
Centro religioso que incentiva o exercício da caridade. Realiza trabalhos públicos nos quais prestam ajuda de acordo com a necessidade espiritual de cada indivíduo.
www.fpaldeiadamata.com.br

2 comentários:

  1. Oi minhas lindas, adorei a cobertura da parada e principalmente de ter conhecido voces duas.
    Ainda não tive tempo de colocarnada no meu site, como disse estou curtindo este ano com meu namorado e o resto fica pra depois.
    Me adicionem no msn jrofor@hotmail.com
    Meu email pessoal é nickmendes@gmail.com
    Vamos fazer parceria entre nossos site e contem comigo sempre
    Bjao
    Nick Mendes
    www.manaustoall.com
    www.focog.com

    ResponderExcluir